Crie um plano de estudos grátis no Planejativo e mande bem no ENEM 2020!
Dúvidas frequentes

O Planejativo é uma plataforma digital que planeja e organiza seus estudos para o ENEM de forma completa por meio da inteligência artificial e de uma metodologia inovadora.

Ela visa otimizar o seu processo de aprendizagem, permitindo que você foque no que é realmente importante: estudar.

Dispomos de diversos recursos para que você estude da forma mais eficaz e inteligente possível, como:

  • Plano de Estudos Adaptativo
  • Agenda Diária
  • Cronograma
  • Questões e Simulados
  • Material de Apoio
  • Desempenho
  • Calculadora de Notas

Utilizando as metodologias de Ciclos de Estudos e da Curva do Esquecimento, o Planejativo desenvolve seu Plano de Estudos Adaptativo, o qual também inclui as revisões.

Assim, todos os dias, a plataforma indica a disciplina, o assunto, a técnica de estudo mais adequada, o tempo estimado do estudo ou revisão, bem como materiais teóricos e videoaulas. Além disso, o Plano de Estudos conta com questões integradas ao sistema, permitindo que o usuário acompanhe sua evolução por meio de relatórios e gráficos de desempenho.

É o plano de estudos que se ajusta automaticamente ao cumprimento ou não das metas diárias estabelecidas pelo Planejativo. Assim, caso você não cumpra todas as atividades propostas na sua agenda do dia, seu Plano de Estudos será reformulado automaticamente.

Sim. O Plano de Estudos do Planejativo utiliza a metodologia da Curva do Esquecimento para programar as suas revisões, conforme a sua disponibilidade. Para utilizar esse recurso, você precisa ser assinante do plano mensal ou anual.

As Revisões Programadas são essenciais para lembrarmos os conteúdos estudados. Com a revisão frequente, o esquecimento é menor, pois melhoramos a nossa capacidade de absorção do conhecimento e amenizamos a curva do esquecimento.

Assim, as Revisões Programadas, como o próprio nome sugere, se referem ao agendamento de revisões futuras, tendo como base o dia do estudo do conteúdo novo. 

O Planejativo utiliza as metodologias de Ciclo de Estudos e da Curva do Esquecimento para criar o seu Plano de Estudos Adaptativo com Revisões Programadas.

O Ciclo de Estudos é um período de tempo no qual você estudará uma parte de todas as disciplinas, conforme a sua disponibilidade.

O ciclo demonstra a sequência em que as disciplinas deverão ser estudadas, independentemente do dia e da hora em que está estudando, dando continuidade de onde parou no estudo anterior, sem ficar preso a um cronograma engessado. Dessa forma, caso tenha estudado até determinada disciplina hoje, amanhã você reinicia seus estudos a partir de onde parou no ciclo.

Por exemplo, caso tenha estudado até a disciplina "C" hoje, amanhã você deve reiniciar seus estudos a partir de onde parou no ciclo, ou seja, continua pela disciplina "D", ou até mesmo o restante da "C", se não deu tempo para terminá-la na vez anterior.

O conceito de curva do esquecimento foi criado pelo filósofo alemão Hermann Ebbinghaus. Ele demonstrou graficamente como a informação é perdida ao longo do tempo quando não há tentativa de retê-la. Ou seja, conforme o tempo for passando, se não revisarmos o que estamos estudando, mais vamos esquecer o que foi visto ou lido por nós. Dessa forma, para driblar a curva do esquecimento e lembrar o que foi estudado, é necessário que sejam incluídas revisões programadas no seu cronograma de estudos, de modo que você revise constantemente os conteúdos aprendidos. ⠀

Você só precisa acessar a plataforma, clicar em “Entrar”, em seguida, em “Novo Cadastro” e fornecer as informações solicitadas. Ou, se preferir, se cadastrar diretamente com sua conta do Google ou Facebook. 

Se, durante a criação ou o ajuste do seu plano de estudos, você selecionar o plano extensivo, de 28 semanas, a plataforma cobrirá todo o conteúdo cobrado no ENEM.

Porém, se você optar pelo plano de estudos intensivo, de 15 semanas, o Planejativo vai selecionar os assuntos mais recorrentes, abrangendo entre 80 e 90% dos assuntos cobrados no ENEM.

Em resumo, tudo vai depender da configuração do seu plano de estudos e da sua carga-horária disponível para estudos.

Sim. A partir do momento em que você criar o plano de estudos, a plataforma sugere os primeiros assuntos a serem estudados. 

Caso você não queira iniciar os estudos imediatamente, não precisa fazer nada. Afinal, a plataforma é adaptativa, lembra? 

Assim, o seu plano de estudos só vai iniciar de fato quando você registrar a sua primeira atividade.

Sim. Caso você prefira seguir o plano de estudos da sua escola ou do seu cursinho presencial, o Planejativo servirá para organizar as suas revisões programadas, com questões integradas, material de apoio e análise de desempenho. Para isso, basta você registrar o assunto estudado no dia e seguir as revisões e técnicas de estudos recomendadas pelo Planejativo.

Sim. Se você faz cursinho online, recomendamos que siga o plano de estudos proposto pelo Planejativo e procure as aulas correspondentes na plataforma do seu curso.

Entretanto, você pode seguir o caminho inverso: seguir o cronograma do cursinho e registrar as aulas estudadas no Planejativo. Assim, nosso sistema programará suas revisões.

De qualquer forma, você poderá usufruir de todos os recursos do Planejativo.

Sim. Selecionamos, de forma criteriosa, os melhores materiais teóricos e as melhores videoaulas disponíveis gratuitamente na internet.

Você pode acessar esse material diretamente na página da atividade, conforme imagem a seguir, ou então por meio da pesquisa por assunto, localizada no topo da plataforma.



O Planejativo possui três tipos de plano:

  • Plano Gratuito;
  • Plano Mensal;
  • Plano Anual.

Os usuários cadastrados que ainda não possuem um de nossos planos de assinatura podem estudar com a gente gratuitamente!

Disponibilizamos um plano básico gratuito que permite ao usuário:

  • Criar seu plano de estudos adaptativo sem revisões programadas;
  • Acessar os materiais de apoio;
  • Resolver 10 questões por dia.

Para alavancar seus estudos, conheça nossos planos e escolha a opção que melhor se adapta às suas necessidades de estudo.

Assinando o plano mensal ou anual, você poderá:

  • Criar seu plano de estudos adaptativo com revisões programadas;
  • Acessar os materiais de apoio;
  • Resolver questões e criar simulados ilimitados;
  • Acompanhar sua evolução por meio de gráficos e indicadores de desempenho.

Sim, o Planejativo conta com um Dashboard que demonstra o seu desempenho por área, disciplina e assunto por meio de gráficos e indicadores de desempenho. Assim, você identifica os assuntos que domina e os que precisa estudar com mais atenção.

Para criar seu plano de estudos, você precisa informar o nome do plano, a data da prova, o tipo de plano de estudos que quer adotar, os dias da semana que vai estudar, bem como a quantidade de horas de estudo para cada dia.

Além disso, você deve informar as disciplinas que entrarão no seu plano de estudos e a sua dificuldade em cada uma delas.

Após fornecer essas informações, basta clicar no botão “Criar plano” que seu plano de estudos será criado.


A agenda reúne informações importantes sobre as atividades que você deve cumprir no dia. Assim, é indicada a aula (disciplina e assunto) que deve ser estudada, se é um primeiro contato com a aula ou uma revisão, a técnica de estudo mais adequada e a tempo estimado para conclusão da atividade.


Ao clicar em “Estudar”, são mostradas mais informações sobre a atividade, como a data, as revisões programadas, o tipo de estudo e o tempo de estudo estimado. Essas informações podem ser alteradas por você, visto que elas são apenas sugestões de estudo conforme a metodologia proposta pelo Planejativo.

No menu superior da página, você pode consultar o material de apoio (videoaulas e material teórico), resolver questões e, na guia opções, arquivar a aula, caso você deseje estudar essa aula ou deseje estudá-la posteriormente.

Após concluir a atividade proposta, você deve clicar no botão “Salvar”.

Ao clicar em “Revisar”, são mostradas mais informações sobre a atividade, como a data, as revisões programadas, o tipo de estudo, um campo para colocar o número de questões feitas fora da plataforma e o tempo de estudo estimado. Caso necessário, essas informações podem ser alteradas por você, visto que elas são apenas sugestões de estudo conforme a metodologia proposta pelo Planejativo.

No menu superior da página, você pode consultar o material de apoio (videoaulas e material teórico), resolver questões e verificar o seu desempenho na aula.

No botão “Dispensar revisão”, você pode dispensar a revisão proposta para o dia ou todas as revisões programadas.

Após concluir a atividade proposta, você deve clicar no botão “Salvar”.



O cronograma dá uma visão geral de todo o seu plano de estudos até a data da prova. Ele é totalmente dinâmico e você ainda pode ter uma visualização semanal e mensal do seu plano.


No menu Questões, dispomos de mais de 30 mil questões integradas para que você possa revisar ou treinar, resolvendo listas de exercícios e simulados personalizados.

Para isso, você precisa escolher entre as opções “Criar Lista” ou “Criar novo simulado” e, em seguida, informar qual a disciplina, o assunto, a aula e o número de questões que deseja resolver.

No modo lista de exercícios, as respostas são mostradas logo após clicar em “Verificar resposta”, você não tem um tempo estimado para resolver as questões e pode consultar os comentários e estatísticas a qualquer momento.

No modo simulado, as respostas, os comentários, as estatísticas e o seu desempenho são mostrados após a conclusão do simulado e há um tempo estimado para sua conclusão.



No menu Matérias, você pode consultar as atividades, o material de apoio e as questões de cada aula. Além disso, você pode criar uma aula que não encontrou na plataforma.

O material de apoio foi selecionado de forma criteriosa entre os melhores materiais teóricos e as melhores videoaulas disponíveis gratuitamente na internet.


No menu Histórico, você pode consultar as aulas arquivadas e seu histórico de atividades concluídas.


No menu Desempenho, você conhece seus pontos fortes e fracos por meio de gráficos dinâmicos de desempenho. Você pode utilizar diversos filtros para acompanhar seu rendimento nos estudos.



Caso deseje fazer alterações no seu cronograma, é possível alterar as informações fornecidas durante a criação do plano no menu “Ajustar Plano”. Feito isso, seu plano será reformulado para atender sua nova necessidade.


Página carregada em 0.0029 segundos.